sexta-feira, 6 de março de 2009

Mercadejar - FotoDicionário

Mercadejar, uma palavra estranha e fora de uso,
foi a sugestão da Mj para esta semana no PPP.
Significa negociar, comerciar, traficar.
.
Estranha pode parecer também a minha foto...
Que tem esta figura a ver com negócios?


Ampelmännchen, é o nome deste “homenzinho” nas suas duas versões,verde e vermelha. Nasceu a 13.10.1961. Foi a imagem gráfica criada pelo psicólogo Karl Peglau, para um semáforo para peões, na Alemanha Oriental.

A ideia era conseguir uma figura simpática que chamasse a atenção dos peões e que os levasse a respeitar os sinais, diminuído assim o número de acidentes, o que de facto aconteceu.

Depois da reunificação da Alemanha em 1990, o governo começou a substituir os semáforos de Berlim oriental pelos de desenho ocidental, o que provocou veementes protestos.

Em 1995, o desenhador industrial Markus Heckhausen, fascinado pelo design dos Ampelmännchen, teve a brilhante ideia de usar os vidros dos semáforos que recolheu do lixo, para criar um candeeiro.

O sucesso foi mediato! De seguida vieram as T-Shirts, as canecas e outros artigos.

Em 1996 fez parte do Comité "Salvem o Ampelmännchen", que conseguiu não só que o Ampelmännchen deixasse de ser retirado dos semáforos da parte oriental da cidade, mas que passasse também a ser usado nos da parte ocidental de Berlim.

Em 1997 Markus Heckhausen ganha a batalha sobre os direitos da marca Ampelmann.
Em 1999 lança a 1ª colecção Ampelmann com 15 produtos novos.
Em 2001 abre a 1ª loja, seguem-se-lhe mais duas em 2004.
Em 2007 surge o 1º restaurante, em 2008 a 4ª loja.

A firma Amplelmann, que em 2007 facturou 3,6 milhoes de euros, vende cerca de 50 produtos e dá trabalho a 60 pessoas.

Os berlinenses têm especial simpatia pelo "homenzinho" do semáforo, o que faz dele um dos poucos símbolos da antiga Alemanha Oriental a ser bem aceite em toda capital.

Informacões tiradas da net

4 comentários:

M. disse...

Que giro, Mena! Não fazia ideia. Como as mais pequenas coisas têm importância na vida das pessoas. E tantas nos escapam ao olhar!

M. disse...

Se calhar essas coisas, como neste caso com o Amplemaennchen, tomam talvez um pouco o lugar de ursinho de peluche, serão uma espécie de protecção e referências importantes na caminhada que cada um de nós faz pela vida, para que se sinta menos só e mais capaz de seguir em frente. Parando e andando. Nunca tinha pensado que os sinais de trânsito me trouxessem estas reflexões. Vou passar a olhar para eles com menos pressa e como companheiros de percurso. O pior é se me esqueço e fico no passeio eternamente parada. :-)

Teresa David disse...

As coisas que nos dás a conhecer. Achei muito interessante a ideia e li tudo mto atentamente. Até fui ver o site e tudo!
Bjs
TD

Anónimo disse...

Aqui vim para aprender alguma coisa e saí deliciada com o teu blog. Bjs