sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Sand Dollar

Ainda a propósito da Geometria,
ao ver as lindas conchas da foto da L. ,
lembrei-me dos Sand Dollar, que apanhei nas praias
da Isle of Palms em Mt. Pleasant
a cerca de 20 minutos de Charleston na Carolina do Sul.




São equinóides tal como os ouriços-do-mar e na Wikipedia,
chamam-lhes bolachas -de-praia.
O que apanhamos na praia são os seus esqueletos,
que são extremamente frágeis,
e facilmente se desfazem como se fossem de areia,
o que contribuíu decerto para o nome que lhes deram.

Há uma lenda que os liga a Cristo,
dizendo que os orifícios da parte da frente
representam as Suas chagas,
e no centro do lírio da Páscoa,
a estrela que conduziu os pastores ao presépio.




No reverso, para que lembremos o Seu nascimento,
a poinsétia, a flor-do -natal.
Se os partirmos ao meio,
ficamos com os 5 dentes, as referidas 5 pombas da Paz,
que irão espalhar o Seu Envagelho.


The Legend of the Sand Dollar

There’s a lovely little legend
That I would like to tell,
Of the birth and death of Jesus
Found in this lowly shell.

If you examine closely
You’ll see that you find here,
Four nail holes and a fifth one
Made by a Roman’s spear.

On one side the Easter Lily,
Its center is the star,
That appeared unto the shepherds
And led them from afar.

The Christmas Poinsettia
Etched on the other side,
Reminds us of His birthday
Our happy Christmastide.

Now brake the center open
And here you will release,
The five white doves awaiting
to spread Good Will and Peace.

This simple little symbol
Christ left for you and me,
To help us spread
His GospelThrough all Eternity.

13 comentários:

M. disse...

As coisas que esta menina sabe! Pois eu nunca tinha ouvido falar destas "bolachas".

bettips disse...

A Terra azul gira mais depressa com todas estas pontes curiosas...
Gostei muito, Mena, da lenda e da sand dollar que nos mostras! Já agora e se fizeres o bolinho de chá da Jawaa... fotografa. Estou uma preguiçosa de marca (registada!) e tive vergonha de dizer (lá)...
Bjinhos

mena maya disse...

Manuela, que lhes chamam bolachas também só aprendi hoje!

Que bem que me faz esta ginástica mental!

Bettips,
eu só me apercebo que era um animal, quando um dia apanhei um já morto mas ainda com alguns picos e que cheirava que tresandava...

Vou experimentar o bolinho da mãe da Jawaa (logo que possa) e prometo foto.
Bom fim-de-semana!

A minha mãe costumava dizer que a vergonha era verde e veio um burro e comeu-a!
Bj.

M. disse...

Ainda por cima tens uma memória prodigiosa. Essa da vergonha e do burro... Lembras-te de tanta coisa da tua infância.

mena maya disse...

Manuela,

foram tempos inesquecíveis, tanta aventura, tanta asneira, tanto disparate!!!!

A minha mãe era uma boa contadora de histórias, pena tenho eu de não ter escrito algumas que ela nos contava, pois já as não sei de cor...e eram tão engraçadas!

Quando lhe perguntávamos repetidamente o que havia para o almoço respondia-nos:
"Línguas de perguntador e a tua se lá for..."

None disse...

Mena, lembro-me bem destas bolachas na praia, mas não sabia que tinham uma história tão complicada. Sempre as achei muito insignificantes...
E assim se demonstra, que quem não olha com olhos de ver, perde muita coisa deste mundo.

Anónimo disse...

Pois é irmã

Mais uma vez aprendo coisas maravilhosas contigo.

Era assim também com a nossa mãe e portanto "quem sais aos seus não é de genebra..."

Como costumo dizer a toda a gente a quem falo da mãe, ela era uma mãe excepcional! Pode-se dizer que nasceu para ser MÃE!

VOCAÇÂO E PROFISSÂO: MÂE

Claro que não era perfeita! Mas somos nós?

Costumo dizer aos meus filhos que eu tive mais sorte do que eles, porque tive uma SUPER mãe!

Ainda hoje, mesmo já não estando fisicamente connosco e em tempos difíceis, consigo encontrar consolo lembrando-me como faria a mãe numa situação igual. E ainda não houve uma única vez que não tivesse sido ajudada!

É como se a mãe ainda estivesse ao meu lado, opinando ou simplesmente estando ali, como fazia quando não lhe era pedida a sua ajuda!

Claro que sabes do que falo, mas quero deixar também aqui o meu testmunho para todo os que têm o gosto de te visitar.

Beijos grandes minha irmã!

Tua

Sister

Maria Laura disse...

Fiquei muito mais conhecedora. :) Sand dollar, ora esta! Nem sequer tinha ouvido falar disso. Obrigada. :)

mafS disse...

Tia adorei a lenda!

vou imprimir e mostrar ca por casa!


Venho sempre espreitar, mesmo que nem sempre deixe comentarios!


E' SEMPRE BOM MATAR SAUDADES DA TIA, ACOMPANHADA DE TAO BELAS FOTOGRAFIAS


Grande beijinho


Mafa

mena maya disse...

Olá Maria Laura,

também tive que saltar para o lado de lá do nosso oceano para os ver pela primeira vez!
Estamos sempre a aprender...

Mafaldinha,
já lá fui a N.Y. dar-te um abracinho...

E gosto muito que venhas e sempre que te apetece que deixes um recadinho.

Ti amo
tia mena

jawaa disse...

Que falta fazias por aqui, Mena!
Foram os melros... lembras?
Adorei conhecer estes dólares de areia e a sua relação com a poinsetia. Que graça de poema.
Obrigada.
Esqueci-me de lembrar que, no bolo, as frutas,1 bela chávena, (quantas mais, melhor, para quem gosta, mas se forem de menos também serve, mesmo só nozes e passas)devem ser antes envolvidas em farinha para não irem ao fundo!

mena maya disse...

L,

em Portugal nunca vi, sera que so existem nas regioes mais quentes? Tentei ver na net mas nao consegui encontrar essa informacao.
Esta e uma das maravilhas da net, o podermos trocar informacoes e partilhar olhares!

Maninha querida,
tivemos de facto a sorte de ter uma MAE!!!!
Tento sempre por em pratica o muito que ela nos ensinou.
E estou-lhe eternamente grata por me ter dado a irma extraordinaria que es!
Beijocas

Jawaa,
a Amy foi uma prendinha da natureza!
A ver vamos se volta...
Nos nossos 6 anos de Estados Unidos vimos coisas espantosas!

Ja experimentei o teu bolo e ficou delicioso, embora um bocadinho "escurinho" por cima, foi digamos o rascunho...
a obra prima serguir-se-a e logo mandarei fotos!
Obrigada pela receita!!!

Anónimo disse...

Olha quem fala

Siss de Sprecial One!!!!

Beijos

Tátá